Novidades

4 escritoras brasileiras que você precisa ler

Hoje é 25 de julho, Dia Nacional do Escritor. A data foi instituída em 1960 por um decreto governamental e surgiu após a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, que tinha então como presidente João Peregrino Júnior e, na sua vice-presidência, Jorge Amado, um dos grandes nomes da literatura brasileira.

Nossa literatura tem pouco mais de quinhentos anos de história, o que nos permite afirmar que ainda é jovem. Porém, não nos resta dúvida de que ela é extremamente rica, interessante e diversificada. Sendo assim, seria possível comemorar a data de várias maneiras diferentes, mas escolhemos uma bem especial: separamos para você quatro nomes entre as maiores escritoras brasileiras de todos os tempos.


1. Clarice Lispector

Apesar de ter nascido na Ucrânia, em 1920, Clarice Lispector veio para o Brasil com os pais com apenas 2 anos de ida

de e sempre fez questão de ressaltar sua brasilidade. Foi responsável por, ao lado de Guimarães Rosa, romper com as tradições literárias no século XX: entre outras coisas, seus livros também ficaram famosos pelas personagens existencialistas e subversivas. Em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu aniversário, a escritora e jornalista faleceu no Rio de Janeiro.

Sugestões de Livros

 

2. Cecília Meireles

Escritora, poetisa, professora, jornalista e pintora, Cecília publicou seu primeiro livro, Espectros, quando tinha ainda aproximadamente 17 anos, mas recebeu o primeiro reconhecimento da alta qualidade de sua obra somente vinte anos depois. Ela é considerada uma das vozes líricas mais importantes de nossa literatura e, com sua poesia densamente feminina, ganhou destaque principalmente na segunda geração do modernismo brasileiro. Faleceu no final de 1964.

 

Sugestões de Livros

 

3. Rachel de Queiroz

Em 1910, nasceu a cronista, romancista, jornalista, tradutora e dramaturga, Rachel de Queiroz. Em 1977, ela se tornou a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi também a primeira mulher a receber o Prêmio Camões. Autora de destaque na ficção social nordestina, seus livros trazem denúncias da realidade social vivida pelo povo nordestino. Também faleceu próximo à data de seu aniversário, uma vez que completaria 93 anos em novembro de 2003.

Sugestões de Livros

 

3. Lygia Fagundes Telles

Nasceu Lygia de Azevedo Fagundes em 19 de abril de 1923 e, hoje, está com 95 anos. Em 1982, se tornou membro da Academia Paulista de Letras; em 1985, da Academia Brasileira de Letras e; em 1987, da Academia das Ciências de Lisboa. Em 2005, também ganhou o Prêmio Camões e, recentemente, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura. Famosa por sua escrita elegante, as obras de Lygia retratam os temas clássicos e universais, como o amor, a morte, a loucura e o medo.

 

Sugestões de Livros


E você, já conhece as obras dessas escritoras brasileiras?

Fique à vontade para compartilhar conosco as suas viagens literárias.