Novidades

As formas e as cores de Athos Bulcão

As formas e as cores de Athos Bulcão

Neste ano, o artista brasileiro Athos Bulcão completaria 100 anos de vida. Para homenagear o pintor, escultor e desenhista, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) organizou uma mostra para apresentar uma retrospectiva de sua vida e obra. A exposição “100 Anos de Athos Bulcão” já passou por Brasília, Belo Horizonte e Rio Janeiro até desembarcar por aqui. Em São Paulo, ela fica em cartaz até 15 de outubro, na instituição que ocupa um lindo prédio no centro da cidade, construído em 1901, com entrada gratuita.

 

É uma oportunidade e tanto para conferir os famosos azulejos coloridos do artista, pelos quais ficou conhecido, e descobrir suas inspirações e a trajetória do seu trabalho. Vou fazer um breve resumo por aqui:

 

Athos Bulcão

Athos nasceu no Rio de Janeiro e desistiu do curso de medicina para se dedicar às artes. Seu pai era amigo e sócio de Monteiro Lobato e, durante a juventude, ele teve a oportunidade de se aproximar de célebres brasileiros como Jorge Amado e Cândido Portinari, de quem foi assistente na construção do painel de São Francisco de Assis da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte. A partir de 1955, Athos começou a colaborar com Oscar Niemeyer na construção de Brasília. Quem já visitou a capital do país, com certeza se deparou com um de seus coloridos painéis de azulejos, como o da Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Igrejinha, a primeira construída em Brasília. Também há obras de Athos Bulcão no Congresso Nacional e no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Todas acessíveis e muito fotografadas!

 

 

Mas não é só de azulejos que vive a exposição. Dividida em oito núcleos, ela também apresenta outras facetas do trabalho de Athos, como o uso da cor e da poesia, sua relação com a pintura figurativa, trabalho gráfico e figurino. A mostra também contempla trabalhos inéditos de jovens artistas que se inspiraram na produção de Athos Bulcão.

 

Informações:

100 ANOS DE ATHOS BULCÃO

Local: CCBB São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo/SP

Quando: de 1º de agosto a 15 de outubro, de quarta a segunda, das 9h às 21h

Entrada gratuita

 

Matéria escrita por: Nathália Candelária do Apartamento 203