Novidades

Como deixar a ceia de natal mais sofisticada com comida típicas.

Falta pouco para o preparo da ceia de Natal. Já pensou no que servirá à família e amigos nesse jantar tão importante? Não tem como fugir do tradicional: peru, chester, tender, cerejas, uvas, frutas cristalizadas, castanhas, rabanada, panetone e biscoitos de Natal. Em toda a ceia, há, pelo menos, algumas dessas delícias.


Você quer dar uma variada? Tem um jeitinho de deixar o jantar mais sofisticado sem deixar de fora o cardápio típico da data.

 

Aperativos:

Para receber os convidados neste Natal, a dica é montar uma mesa de queijos e frutas secas. Eles servem como aperitivo antes da ceia:

 

–  Queijos – brie /gorgonzola / roqueford / duch (holandês) – A dica é deixar os queijos inteiros e cada um pega o seu pedaço. No caso do queijo brie, faça diferente: aqueça-o no micro-ondas, por aproximadamente 30 segundos, sem deixar que ele derreta. Em seguida, coloque geleia de damasco em cima e sirva junto com as frutas secas e outros queijos. Você também pode servir torradas frescas e crocantes.

 

– Frutas secas: uva-passa (branca e vermelha), ameixa, figo, damasco e tâmara.

 

– Frutas frescas: uvas, ameixa, pêssego e cereja.

 

– Mix de castanhas – Castanha-do-pará, castanha-de-caju, amendoim, avelã, nozes e castanha portuguesa. Para fazer a castanha portuguesa, é simples: coloque-a na panela de pressão e cubra com água. Deixe-a cozinhar por aproximadamente 30 minutos, ou até que amoleça. Retire-a, seque a água, espere esfriar e sirva.


Ceia:

Na mesa de Natal, não pode faltar peru, tender ou chester. A farofa de banana ou de maçã com canela são boas opções. Opte, também, pelo arroz com castanhas ou um risoto de pera com nozes e cuscuz. Assim, você terá um prato principal completo. Você também pode servir saladas com variados tipos de folhas. Você também pode servir pernil assado com batata doce ou lombo recheado.


Sobremesa:

Por fim, a sobremesa: para ser típico da data, podem ser servidos diversos tipos de Panetones (dê preferência para os italianos, o sabor é incrível), docinhos de avelã, bolo de natal.