Novidades

A tendência dos lofts: entenda mais sobre esse tipo de construção

A tendência dos lofts: entenda mais sobre esse tipo de construção

 

Apesar de estarem em alta, os lofts não são uma novidade no universo da arquitetura. Eles nasceram e se popularizaram na década de 70 nos Estados Unidos.  Porém, foi só há alguns anos que começaram a fazer sucesso no cenário nacional, com diversos lançamentos nesse tipo de categoria.

 

Sem tantas paredes e com espaços integrados, os lofts conquistam principalmente os jovens que adoram decorações mais modernas e diferenciadas. Quer saber mais sobre a tendência dos lofts? Continue a leitura.

 

O que são os lofts e quais suas principais características?

Para ser considerado um loft, é importante que a construção tenha algumas características básicas, em sintonia com os primeiros lançamentos nesse estilo.

 

Os ambientes integrados é uma das premissas mais marcantes. Assim é comum não encontrarmos divisórias entre sala de estar e de jantar, cozinha, quartos e lavanderia. Mas é claro que o mínimo de privacidade deve ser mantido, especialmente no caso dos banheiros.

 

Outros pontos marcantes são:

  • pé direito alto;
  • janelas grandes;
  • boa iluminação natural;
  • ambientes conjugados;
  • estrutura elétrica e hidráulica aparente;
  • colunas de sustentação e vigas aparentes;
  • ausência de piso e forro.

 

De acordo com os dados do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi), em 2017, os apartamentos com menos de 45 metros quadrados representaram quase metade dos lançamentos na capital paulista (43%). Justamente por isso, investir em opções sem tantas paredes é quase uma necessidade do setor de construção.

 

Vale lembrar, contudo, que é possível encontrar lofts de todos os tamanhos, desde apartamentos menores até casas com esse mesmo esquema arquitetônico, porém em áreas mais amplas e espaçosas.

 

 

Além disso, também existem opções mais modernas, por exemplo, que apresentam acabamentos diferenciados e não tão rústicos. Mas ainda assim continuam com a liberdade dos espaços conjugados.

 

Vantagens

Mas afinal por que os lofts estão em alta? Principalmente porque eles apresentam uma série de vantagens que atraem cada vez mais os solteiros e jovens casais, como:

 

  • mais possibilidade de personalização;
  • decorações ousadas;
  • sensação maior de amplitude;
  • mais funcionalidade;
  • maior interação.

 

Contudo, por não haver separações claras entre os ambientes, os lofts sofrem um pouco com a falta de privacidade, e por isso não costumam ser a principal escolha de famílias numerosas.

 

Como surgiu esse tipo de construção?

Os lofts têm sua origem atrelada aos Estados Unidos, mais especificamente ao bairro Soho, em Nova York.

 

Nessa época, o valor da moradia no país estava muito alta, o que fez com que jovens, artistas e pessoas solteiras passassem a buscar soluções mais econômicas.  Foi assim que os antigos galpões industriais passaram a ser ocupados e transformados em residência.

 

Contudo, eles apresentavam algumas características próprias, como o pé direito alto, as estruturas mais aparentes e rústicas,  as grandes janelas e a falta de paredes dividindo os cômodos.

 

Isso fez com que os moradores tivessem de usar a criatividade para decorar e tornar esses galpões mais aconchegantes. É por isso que até hoje essas características ainda são mantidas.

 

Como decorar um loft?

A decoração é extremamente importante para garantir mais conforto e aconchego aos lofts. Afinal, como você viu neste conteúdo, de uma forma geral, esse tipo de construção costuma ser mais rústica.

 

É também a decoração que ajuda a delimitar os ambientes e otimizar o espaço, usando, por exemplo, cores e acabamentos diferentes, móveis planejados e outras ideias.

 

Em geral, o estilo mais usado é o industrial, pois combina super bem com o tipo de ambiente e também com a história dos lofts. Mas é claro que nada o impede de utilizar o estilo que mais lhe agradar.

 

Veja algumas dicas importantes para decorar o seu loft.

 

Pense na separação dos espaços

Ainda que a ideia de integrar as áreas seja muito forte nos lofts, é importante passar uma sensação de onde termina determinado cômodo e começa outro.

 

Você pode fazer isso usando cores diferentes para cada ambiente ou revestimentos. Outra forma simples é usando móveis, como os sofás, os aparadores e as mesinhas.

 

Também vale a pena investir em outros acessórios como biombos, cortinas, painéis japoneses, estantes etc. Dessa forma, você garantirá a amplitude e também conseguirá ambientes individualizados.

 

Escolha cuidadosamente os móveis

Os móveis são importantíssimos em qualquer decoração – e ainda mais no caso dos lofts. Assim, faça escolhas sensatas, dando preferência àquelas opções que sejam funcionais, favoreçam a circulação e não ocupem muito espaço.

 

A altura do mobiliário é outro ponto de cuidado, para que eles não acabem “tapando” a vista de outros espaços ou móveis – afinal, o loft é todo aberto.

 

Favoreça a iluminação

A iluminação certa é indispensável em qualquer projeto decorativo – e nos lofts isso não é diferente. Como eles já contam com uma boa dose de iluminação natural (graças às grandes janelas e ao pé direito alto), é importante valorizar isso.

 

Você pode investir em móveis vazados para dividir os cômodos, como cobogós ou estantes que não pesam visualmente, pensar em luzes indiretas e spots nos ambientes em que o aconchego é importante e valorizar as janelas, sempre considerando os usos do espaço.

 

Depois de ler mais sobre a tendência dos lofts, já ficou com vontade de se mudar para um? Aproveite e veja o que nossa convidada do Decore Chic falou do loft em sua visita no Veduta Residencial.