Novidades

Dia da Natureza

Dia da Natureza – Como ela pode prolongar a sua vida

Viver perto da Natureza pode prolongar a vida

As árvores, arbustos e plantas fora de sua casa podem oferecer algo mais do que apenas um cenário bonito. Um novo estudo descobriu que viver em áreas verdes ou perto delas pode ajudar as mulheres a viver mais e melhorar sua saúde mental.

 

Pesquisadores de  Harvard T.H. Chan School of Public Health e o Brigham and Women’s Hospital examinaram mais de 108.000 mulheres inscritas no Nurse’s Health Study – uma investigação nacional sobre fatores de risco para as principais doenças crônicas em mulheres – de 2000 a 2008.

 

Eles compararam o risco de morte com a quantidade de vida vegetal perto das casas das mulheres e descobriram que as mulheres que vivem nas áreas mais verdes tinham uma taxa de mortalidade 12% menor do que as mulheres que vivem nas áreas menos verdes. Os níveis de vegetação foram determinados usando imagens de satélite de diferentes estações e anos.

 

Nós já sabemos que a vegetação pode ajudar a redução do efeito da mudança climática no planeta, mas agora o estudo sugere um potencial co-benefício para a saúde das pessoas.

 

A equipe acredita que os resultados seriam semelhantes se os homens fossem incluídos no estudo.

 

Como morar perto da natureza pode prolongar a vida

Ao analisar causas específicas de morte entre os participantes do estudo, os pesquisadores descobriram que as mulheres em áreas mais verdes tiveram uma taxa de mortalidade 41% menor para doenças renais, uma taxa de mortalidade 34% menor para doenças respiratórias e uma taxa de mortalidade 13% menor para câncer.

 

O estudo sugere que vários fatores podem desempenhar um papel na redução da taxa de mortalidade, incluindo a melhoria da saúde mental, que foi medida através dos níveis de depressão e estimada em 30% do benefício de viver em áreas mais verdes. Aumento das oportunidades de engajamento social, aumento da atividade física e menor exposição à poluição do ar também podem desempenhar papéis importantes, de acordo com o estudo.

 

A equipe ajustou as medidas socioeconômicas individuais e os fatores de risco de saúde individuais, como o tabagismo, ajudando a remover preocupações sobre outros fatores que poderiam explicar o vínculo.

 

A natureza vem em muitas formas

O estudo ressaltou que os resultados não estão sugerindo que as pessoas precisam se mudar para longe da cidade para ter uma vida prolongada. Simplesmente a proximidade com natureza já está ligado à menor mortalidade.

 

Este estudo é mais um passo para adicionar à evidência de que a natureza está relacionada diretamente a uma melhor saúde e este é o conceito do Veduta Residencial, que está rodeado por 110.000m² de uma natureza preservada e intocável, além de estar de frente com o Parque da Cidade e dentro de uma das melhores cidades do país para se viver com saúde e qualidade de vida.

 

Saúde e Natureza fazem uma combinação que estão ligadas no DNA do Veduta Residencial desde sua concepção e fazem parte do estilo de vida que proporcionamos para nossos moradores.