Novidades

meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente: Riquezas naturais na cidade de Jundiaí

Hoje é dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, o que é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro. Neste ano de 2018, é a Índia quem está sediando as celebrações da ONU, mas você sabia que, aqui em Jundiaí, temos uma vasta riqueza natural?

 

Pensando nisso, separamos três lugares marcantes para o meio ambiente da região. Não deixe de conferir a seguir:

 

 

1. Jardim Botânico

meio ambiente

 

O Jardim Botânico de Jundiaí (JBJ) conta com uma área de 150.000 m² e foi inaugurado em 29 de dezembro de 2004, como uma proposta de recuperação para uma área com longo histórico de degradação. Imagine que historicamente a área sofreu processos antrópicos que aceleraram essa degradação ao longo das décadas, como deposição de resíduos, extrativismo mineral e sucessivos incêndios.

 

Além de ser uma referência em paisagismo, atualmente o Jardim Botânico conta com estrutura para atendimento ao público, trilhas para caminhada, cascatas, exposição e reprodução de plantas, lagos artificiais, atividades de educação ambiental e jardins temáticos que, por sua vez, foram criados em homenagem aos principais imigrantes que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do município: italianos, japoneses e africanos. Outra atração que merece destaque é a ciclovia com 8 km de extensão, que corta o Jardim Botânico e o interliga ao famoso Parque da Cidade.

 

meio ambiente Av. Antonio Frederico Ozanan, 6400 ou Av. Navarro de Andrade, 120

 

 

2. Parque da Cidade

meio ambiente

 

O Parque da Cidade é uma área verde de 500.000 m² que circunda toda a represa de captação e armazenamento de água para o município e que, assim como o Jardim Botânico, também foi inaugurado em 2004 e proporciona aos cidadãos jundiaienses uma experiência ao ar livre em área segura e livre de poluição e trânsito, com atrações para toda a família e belezas naturais surpreendentes – vale colocar que esse espaço, que é sinônimo de qualidade de vida, fica localizado bem em frente ao Veduta Residencial, um complexo de sete condomínios de alto padrão.

 

Não por acaso, o Parque da Cidade é um dos cartões postais de Jundiaí e uma das atrações preferidas da população da cidade e da região, sobretudo aos finais de semana. Para se ter uma ideia, segundo a DAE S. A., o parque recebe, em média, 500 pessoas durante a semana, sendo que, aos finais de semana, esse número aumenta para aproximadamente 5 mil. Entre as atrações, destacam-se: academia ao ar livre, centro náutico, jardim japonês, pista para caminhada e ciclovia, pista de aeromodelismo, pistas de automodelismo, playground e quadras esportivas.

 

meio ambiente Rodovia João Cereser, km 66

 

 

3. Serra do Japi

meio ambiente

 

Já tivemos o prazer de falar sobre a história e as belezas da Serra do Japi aqui, mas deixar esse patrimônio natural de fora desta lista seria um verdadeiro pecado. Afinal, a Serra do Japi é uma cadeia montanhosa considerada pela população de Jundiaí como o maior símbolo da cidade, já que a identidade do município está intimamente associada à sua existência. Sua importância foi conquistada por tornar a paisagem do entorno mais bela e harmônica, por possuir uma rica e pouca conhecida biodiversidade e por conter cursos d’água cristalinos.

 

A Serra do Japi possui uma área de 354 km², cujo ponto culminante atinge 1.260 metros de altitude. Na área protegida de sua reserva, existem nada menos do que seis trilhas, quatro disponíveis para visitação: Trilha do Biquinha (3 km), Trilha do Mirante (6 km), Trilha do Paraíso (9 km) e Trilha Jaboticabeiras (15 km). Um estudo prevê a inclusão de duas trilhas especiais, que abrem a possibilidade de visitação em período vespertino e noturno, com maior grau de dificuldade e esforço físico.

 

meio ambiente Rodovia Anhanguera, km 58 B ou Rodovia Anhanguera, km 59


Que tal aproveitar esta semana de comemorações para o Dia Mundial do Meio Ambiente e visitar essas maravilhas naturais tão próximas? Esperamos para saber de você como vão ter sido essas experiências. Até logo!