Novidades

Dicas de plantas: como montar a sua área verde e valorizar o imóvel?

Uma área verde bonita e bem cuidada faz toda a diferença na hora de valorizar a nossa casa. Além disso, o contato com a natureza é excelente para aumentar o bem-estar e a felicidade. Você está em busca de dicas de plantas para sua casa?

Nós montamos uma seleção com as melhores espécies de sol e de sombra e várias orientações bacanas para deixar o seu jardim sempre bonito e diferenciado. Confira!

Como escolher as melhores plantas para sua casa

Antes de começar a procurar por dicas de plantas, é importante considerar onde você pretende plantar essas espécies. Afinal, existem opções que funcionam melhor em sol pleno, em canteiros e outras que conseguem viver muito bem dentro de casa e em espaços de sombra.

Então, avalie: a quantidade de luz que o ambiente recebe, em quais horários há maior irradiação solar, como é a quantidade de ventos, se há proximidade com janelas, se a planta ficará em área interna ou externa e também qual é a sua disposição para cuidar das plantas e o quanto de conhecimento em jardinagem você possui.

Se a sua rotina é bastante corrida e, talvez, você não tenha muito tempo para regas constantes, podas e outros cuidados, é melhor escolher espécies que não deem tanto trabalho, como os cactos e as suculentas (que estão em alta no décor).

Por outro lado, se você ama jardinagem e já tem um bom conhecimento, poderá se aventurar com plantas que exigem mais cuidados e atenção, como as orquídeas, por exemplo.

Dicas de plantas de sombra

As plantas de sombra são as mais indicadas para dentro de casa, varandas e sacadas que não recebam muito sol.

Aqui, há duas possibilidades: as plantas de meia sombra, que gostam do sol apenas no período da manhã e no fim da tarde e as plantas de sombra total, que precisam apenas da luminosidade indireta para se desenvolverem.

Abaixo, separamos algumas plantas de meia sombra e de sombra total que você poderá incluir no décor da sua casa, confira:

· Croton: folhas grandes e coloridas, mesclando tons de roxo, vermelho, rosa, branco, amarelo verde ou laranja. Podem ficar próximos à uma janela ou em outro ambiente com luz indireta.

· Cheflera: planta de sombra bem fácil de cuidar e que, na primavera, tem flores pequenas e amarelas, bem delicadas.

· Samambaia: planta de meia sombra que está em alta na decoração. Como é uma planta pendente, fica melhor no alto, em vasos suspensos. Elas preferem locais que não bate muito vento.

· Iuca: parece uma palmeira anã, com folhas longas, rígidas e pontiagudas. Ela se adapta muito bem a ambientes internos, mas cuidado com o excesso de água.

· Árvore-da-felicidade: segundo a tradição, essa planta traz harmonia e sorte para a casa. Para manter suas folhas com um tom de verde escuro e bonito, é preciso deixá-la em um ambiente com luz difusa, sem ar condicionado, longe de fumaça de cigarros e sem ventos em excesso.

· Zamioculca: ótima planta para decorar um hall ou corredor. Ela tem folhas muito bonitas, brilhantes e resistentes. Pode ser colocada em locais com ar condicionado. Porém, não gosta de muita umidade.

· Espada de São Jorge: planta de sombra que exige pouco cuidado de manutenção. Ela é super resistente e pode funcionar até nos banheiros e lavabos.

· Peperômia: planta que gosta de sombra e de umidade, ela é ótima para jardins verticais ou para ser cultivada em vasos suspensos.

· Ciclanto: planta de sombra com folhas grandes e exuberantes, que precisa de umidade constante para se desenvolver.

· Mini Cacto: ao contrário do cacto grande, não deve ser exposto à luz direta, por isso se adapta melhor a ambientes internos. Exige pouco cuidado com regas esparsas.

· Costela de Adão: em alta ultimamente, é a mais usada na decoração de casas. Tem folhas grandes e chamativas e exige rega constante.

· Lírio da Paz: é uma das plantas de sombra mais procuradas devido a sua beleza e por ser de fácil cultivo. A umidade deve ser moderada.

· Orquídea: precisa de luz indireta, por isso deve ser colocada próxima a uma janela, que receba o sol da manhã e filtre a luminosidade. Existem vários tipos de orquídeas e cada uma tem sem manejo específico.

Dicas de plantas de sol

Se você está procurando por dicas de plantas que gostam de sol, para uma varanda, uma sacada ou para o jardim que recebe bastante luminosidade, a boa notícia é que existem várias espécies, inclusive com flores. Veja abaixo algumas opções.

· Agerato: ajuda a embelezar os canteiros do jardim e também é uma planta medicinal usada como analgésico natural e para combater os efeitos da TPM.

· Alamanda: é uma planta que gosta de sol e que floresce o ano todo, especialmente na primavera e no outono. É encontrada em tons de amarelo, rosa e roxo. Bastante cultivada em cercas e muros, por ser uma planta trepadeira.

· Ave do Paraíso: lindíssima e com um aspecto exótico, a Ave do Paraíso é ideal para valorizar o seu jardim, compondo canteiros cheios de charme.

· Begônia: flor de vaso que gosta de sol e aprecia solos bem drenados. É ótima para sacadas e varandas com sol abundante.

· Cactos: ideal para quem não tem muita habilidade com jardinagem e nem tempo para cuidar das plantinhas. Versáteis e resistentes, os cactos gostam de muito sol e pouca água.

· Cica: é um arbusto que se assemelha a uma mini-palmeira e fica lindíssimo em jardins.

· Lavanda: bonita, delicada e com um perfume inconfundível, a lavanda gosta de sol e floresce o ano todo.

· Petúnia: ideal para formar um lindo jardim florido. Ela é excelente para cultivo em sol pleno e o crescimento ocorre entre a primavera e o verão, com flores com cores distintas. A petúnia pode compor canteiros, vasos, floreiras e jardineiras.

· Primavera: trepadeira que se desenvolve muito bem em sol pleno e fica excelente em pergolados ou cobrindo muros e cercas.

· Rosa do deserto: beleza única e inconfundível que atrai inúmeros fãs por todo o mundo. Ela é resistente e bastante adaptável, podendo ser encontrada em várias cores.

Como ter um jardim sempre bonito

Para que suas plantinhas fiquem sempre bonitas, algumas dicas são essenciais, como:

· escolha a espécie adequada às características do ambiente;

· entenda quais são as características da espécie (tamanho que a planta atinge, se gosta de solo úmido ou seco, qual substrato usar, quando floresce, quais vitaminas precisa, se está sujeita à pragas, quantidade de rega, quando adubar etc.);

· escolha um vaso adequado ao tamanho da planta, que permita que ela cresça e de um material em sintonia com o tipo de solo usado;

· prepare o solo de acordo com as características da planta, com o substrato certo para as suas necessidades;

· de tempos em tempos, faça a adubação, usando o produto indicado para a espécie;

· regue a planta de acordo com as necessidades da espécie, algumas precisam de regas constantes e outras de pouca rega;

· faça a poda de tempos em tempos, retirando os galhos sem vida para que outros possam nascer;

· analise as suas plantas regularmente, para ver se elas não estão sofrendo com ataque de pulgões e outras pragas;

· busque informações e tente comprar mudas e plantas em lojas especializadas, que podem lhe dar o suporte necessário.

Depois de todas essas dicas de plantas, ficou mais fácil manter os seus vasos e o seu jardim sempre bonito? Ajude seus amigos: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!