Novidades

Você conhece a história e as belezas da Serra do Japi?

A Serra do Japi é uma cadeia montanhosa considerada pela população de Jundiaí como o maior símbolo da cidade, isso porque a identidade do município está intimamente associada à existência desse patrimônio natural. Sua importância foi conquistada por tornar a paisagem do entorno mais bela e harmônica, por possuir uma rica e pouca conhecida biodiversidade e por conter cursos d’água cristalinos. Acontece que muita água rolou por lá antes de chegarmos nas condições atuais.

 

Serra do Japi

 

Não existe uma única justificativa para seu nome, mas entre as várias possíveis, estão a semelhança com o canto de um pássaro (iapi, iapi) e o significado da palavra tupi-guarani “iapy”: nascente de rios. É justamente pela riqueza hídrica da Serra do Japi que ela recebeu a denominação de Castelo de Águas por naturalistas europeus. Esse foi também um dos aspectos considerados em seu processo de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT), além de sua fauna e flora, que fazem dela capaz de funcionar como espaço serrano regulador para a manutenção da qualidade de vida, marca registrada de uma cidade muito bem desenvolvida.

 

Serra do Japi

 

Você sabia que, no início do século XVII, a Serra do Japi era habitada exclusivamente por povos indígenas? Eram povos guerreiros, bons caçadores e pescadores. Mais tarde, parte de sua cultura seria incorporada pelos brancos colonizadores, sendo que a produção de milho e mandioca era exclusiva de consumo e aos interesses mercantilistas da Coroa Portuguesa. Porém, ao longo daquele século, a Serra do Japi destacou-se mesmo foi na atividade agrícola da cana de açúcar.

 

A partir da segunda metade do século XVIII, houve uma meteórica fase minadora, por causa do ciclo do ouro em Minas Gerais. Com o esgotamento das jazidas minerais, foi retomado o cultivo da lavoura canavieira, também substituída em meados do século XIX, agora pelo cultivo do café. No final desse século, com a chegada dos imigrantes italianos, nos vales e encostas da Serra do Japi, a uva passou a ser cultivada.

 

Serra do Japi

 

Nos dias de hoje, a Serra do Japi possui uma área de 354 km², cujo ponto culminante atinge 1.260 metros de altitude. Na área protegida de sua reserva, existem nada menos do que seis trilhas, quatro disponíveis para visitação: Trilha do Biquinha (3 km), Trilha do Mirante (6 km), Trilha do Paraíso (9 km) e Trilha Jaboticabeiras (15 km). Um estudo prevê a inclusão de duas trilhas especiais, que abrem a possibilidade de visitação em período vespertino e noturno, com maior grau de dificuldade e esforço físico.

 

Serra do Japi

 

As visitas têm caráter educacional e visam mostrar ao visitante a importância da preservação dessa área natural, que inclui florestas com grande biodiversidade. Se você tem interesse em conhecer a reserva biológica da Serra do Japi, saiba que o agendamento pode ser feito pela internet. Basta acessar o site clicando aqui e escolher o dia, o monitor e a trilha que deseja conhecer – o valor depende da trilha escolhida.

 

Essa é a dica especial que o Veduta Residencial tem para você nesta semana. Esperamos que tenha gostado e lhe desejamos uma aventura extraordinária.