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Jundiaí na história: os 150 anos da Estrada de Ferro

Não há como discordar que Jundiaí é um município rico em história. Um dos aspectos mais importantes para a nossa cidade nesse sentido é a ferrovia, que depois de mais de 150 anos, ainda continua a desempenhar um papel muito importante no desenvolvimento econômico da região. Mas você sabe como foi essa trajetória de sucesso nesse um século e meio? Se você está curioso para saber, entre nessa viagem conosco.

 

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Estrada de Ferro, 1870

 

O ano era 1836 e ocorria então a primeira tentativa de se implantar uma ferrovia no Estado de São Paulo, mas ainda foi preciso esperar até 1860, quando iniciou-se a construção da São Paulo Railway Company (SPR), financiada com capital inglês. Sete anos depois, em 16 de fevereiro de 1867, a primeira ferrovia construída em São Paulo e a segunda no Brasil finalmente foi inaugurada, e sua denominação se manteve até o ano de 1946.

 

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Estação da Luz, 1922

 

Na ocasião, o Governo Brasileiro encampou a ferrovia, que ligava o município de Santos ao de Jundiaí passando por São Paulo, transformando-a na Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Foi somente em 1996 que a empresa MRS Logística S. A. assumiu a administração da ferrovia. Se a prioridade no século XX era o transporte de café produzido no Oeste do Estado para o porto de Santos, nessas últimas décadas, qualquer tipo de carga pode passar por esses trilhos em contêineres, sobretudo produtos agrícolas e siderúrgicos.

 

Nos últimos três anos, a iniciativa privada, por meio da MRS, investiu aproximadamete R$450 milhões na malha situada no Estado de São Paulo. Para se ter uma ideia, o volume de carga que passou por esses trilhos saltou de 11 milhões de toneladas por ano em 2003, para 32 milhões em 2016 – um incrível crescimento de quase 200% em 13 anos. Isso significa que, mesmo depois de mais de 150 anos, esse trecho histórico continua sendo considerado um dos maiores do mundo em densidade de tráfego, apesar de sua pequena extensão de apenas 139 km.

 

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Estação de Jundiaí, 2011

 

Em meio à toda essa história, cabe ainda destaque ao Complexo FEPASA, situado em Jundiaí/SP, cuja construção foi iniciada em 1870 e, em 1872, circulava o trem inaugural. Em julho de 1922, o primeiro trem de tração elétrica da América do Sul circulou em suas linhas. Ele também foi precursor do SENAI, então oferecido somente aos ferroviários e seus filhos, e colaborou na Revolução Paulista de 1932. Do movimento dos ferroviários, também foi criado o Paulista Futebol Clube, o Clube Grêmio C. P., o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa e o Clube Nacional.

 

O Complexo FEPASA foi transferido para a Prefeitura de Jundiaí em 2001. Atualmente, sua estrutura compreende cerca de 111 mil m², sendo ocupado por diversos órgãos, como o Poupatempo e a Faculdade de Tecnologia (FATEC). Porém, sua principal atração é o Museu da Companhia Paulista, que conta com aproximadamente 5 mil peças em seu acervo e várias locomotivas históricas, como, por exemplo, a Maria Fumaça N° 1, atração de turistas de todo o mundo.

 

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Complexo FEPASA, 2018

 

Se você quiser continuar nessa jornada de história, cultura e progresso, a dica é justamente visitar o Museu da Companhia Paulista. O Complexo FEPASA fica localizado na Avenida União dos Ferroviários, 1760, no centro da cidade. O funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para maiores informações, você pode ligar no (11) 4522.4727 ou enviar um e-mail para complexofepasa@jundiai.sp.gov.br. O Veduta Residencial lhe deseja um excelente passeio!

 


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