Novidades

Origem do estilo arquitetônico: Neoclássico

A estética neoclassica, na arquitetura, surge primeiramente na Itália do sec XVIII e se estende por toda Europa até meados do sec XIX. Este período é discutível, pois este estilo arquitetônico acabou por se difundir em outros países europeus e continentes. Mas podemos considerar que o período da arquitetura neoclassicista teve seu nascimento e apogeu entre 1755 e 1830, aproximadamente.

Este movimento estético e artístico surge como reação aos estilos Barroco e Rococó, mais ligados à nobreza conservadora européia, como reação da nova classe burguesa em ascensão. A Europa vivia um grande momento de mudanças de ordem cultural, apoiadas nas novas idéias iluministas, nas novas descobertas tecnológicas da revolução industrial, do abando no do divino como único valor e a valorização do humano, do racionalismo e se baseando nos conceitos da lógica, técnica construtiva, uso racional de materiais relativos à sua função, etc.

Os artistas da época foram buscar nas estéticas grega e romana esta nova linguagem, também porque este período foi muito rico em descobertas arquiológicas, como Pompéia e Hercilano, gerando grande interesse e visibilidade da arquitetura clássica, motivada por este redescobrimento histórico, cultural, artístico e estético.

A difusão do estilo pelos outros países gerou adaptações estéticas pelas culturas locais, criando várias interpretações do estilo neoclassico, conforme as diferentes expressões artísticas e culturais de cada região.

Assim nasce e se desenvolve esta estética arquitetônica, que se vê representada até à atualidade.


Matéria por: Roberto de Pace