Novidades

comparativo entre São Paulo e Jundiaí

Segurança: um comparativo entre São Paulo e Jundiaí

Cada vez mais, quem pensava em residir nas metrópoles passa a viver o sonho de morar com qualidade de vida. Só que uma questão fundamental para quem está na dúvida entre um grande centro e uma cidade em desenvolvimento diz respeito à segurança. Por isso, agora você confere as principais estatísticas de dois dos mais importantes municípios de São Paulo: a sua capital e a conhecida cidade de Jundiaí.

A segurança em São Paulo capital

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado recentemente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, São Paulo está em último entre as capitais mais violentas do Brasil. Conforme publicado pelo portal R7, a ideia do ranking é mostrar “o que se passa no País, além do que se vê na cobertura diária de TVs e jornais”. Porém, todos conhecemos bem a violência que acontece nas cidades centrais dos Estados.

Para se ter ideia, a própria Prefeitura de São Paulo chegou a suspender contratos com empresas de segurança e zeladoria em parques como o Ibirapuera no final do mês de julho deste ano, o que acaba favorecendo certa vulnerabilidade da população. Além disso, os casos de homicídio na capital paulista tiveram alta de 42,2% em maio deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado, o maior crescimento proporcional desde dezembro de 2012. A informação foi publicada pelo UOL, após comunicado da Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP) – que relatou ainda que o número caiu no Estado de São Paulo.

A segurança na cidade de Jundiaí

Na contramão desse movimento de violência, a segurança em Jundiaí se desenvolve junto com a cidade. Segundo levantamento feito com dados da Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP) e veiculado no JJ, a criminalidade na cidade diminuiu 16,5% no primeiro semestre de 2018, em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de roubos reduziu em 33%, os índices de homicídio estão 17,3% menores e, no caso de furtos, a redução foi de 10,8%.

 

comparativo entre São Paulo e Jundiaí

 

São números como esses que fazem com que Jundiaí ocupe a 15a posição entre as cidades mais seguras do Estado de São Paulo. Isso é o que aponta o Ranking de Exposição a Crimes Violentos, estudo divulgado neste ano de 2018 pelo Instituto Sou da Paz em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão. A pesquisa mede a exposição das cidades à violência, considerando os crimes letais, sexuais e contra o patrimônio.

 

De acordo com o G1, o ranking permite justamente “a comparação da vulnerabilidade da população a esses crimes”. A Prefeitura de Jundiaí afirma que “o município destaca-se entre os demais por garantir qualidade de vida e, principalmente, segurança junto à população”. Vale colocar que uma estimativa publicada em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que a cidade já soma quase 410 mil habitantes.