Novidades

Vinhos para o inverno: quais os melhores para essa estação?

Vinhos para o inverno: quais os melhores para essa estação?

 

Com o friozinho chegando, os amantes dos vinhos já se sentem mais animados. Afinal, essa é a estação perfeita para aproveitar as delícias da uva. Mas, você sabia que nem todos os vinhos são indicados para essa época do ano?

 

Neste conteúdo, nós vamos lhe dar algumas dicas dos melhores vinhos para o inverno, sugestão de rótulos imperdíveis que você precisa ter na sua adega e outros dados bem bacanas sobre essa bebida e o inverno. Confira!

 

Por que tomar vinho no inverno?

O vinho combina super bem com o inverno, deixando essa época ainda mais romântica e deliciosa. Abaixo separamos 3 motivos que fazem com que essa bebida seja ainda mais apreciada nos dias frios. Confira:

 

Pratos típicos

Muitos pratos típicos do inverno se harmonizam perfeitamente com os vinhos. Por exemplo, as pizzas combinam com os vinhos mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon, já o fondue de queijo fica excelente com os tintos como o Merlot.

 

Para esquentar os dias mais frios, uma boa pedida é a noite tradicional de vinhos e queijos. O gorgonzola, estrela do inverno, fica excelente quando servido com um Tannat ou Cabernet Sauvignon.

 

Benefícios à saúde

Já é comprovado pela ciência, quando apreciado com moderação, o vinho é capaz de trazer ótimos benefícios a saúde – e isso se deve, principalmente, ao seu alto grau de antioxidantes, especialmente os polifenóis.

 

Assim, incluir o vinho na sua alimentação diária pode ajudar o seu sistema imunológico a trabalhar melhor (evitando as doenças típicas do inverno), melhorar a saúde do coração, aumentar a disposição, evitar o envelhecimento da pele e das células e trazer mais qualidade de vida e bem-estar.

 

Ajuda a aquecer

O vinho, como toda bebida alcoólica, possui um poder de vaso dilatador. Ou seja, ele consegue aumentar o diâmetro dos vasos sanguíneos, o que faz com que o sangue flua mais facilmente pelas veias e artérias, causando uma sensação de aquecimento.

 

Por isso, biologicamente falando, beber vinho no inverno é tão gostoso e reconfortante, pois ele ajuda a aquecer o seu corpo, tornando os dias e noites geladas em um momento mais agradável.

 

Vinhos para o inverno: quais os melhores tipos?

Mas, para conseguir todos esses benefícios, é muito importante escolher corretamente os vinhos para o inverno. Os dias mais frios costumam pedir por pratos quentes e vinhos encorpados, na maioria das vezes, tintos.

 

Porém, não basta apenas ser um vinho tinto. É preciso que ele seja mais calórico e apresente uma sensação de calor na boca.

 

Na hora de servir, é importante ficar de olho na temperatura, já que estes vinhos devem ser consumidos entre 16ºC a 18ºC. Agora, se a escolha for o vinho branco, é importante servi-lo entre 9ºC e 11ºC, independentemente da estação do ano.

 

Os melhores vinhos para o inverno são:

1)    Amarone: vinho tinto aveludado e bem denso, com aromas e sabores de frutas secas, chocolate e vermute. Ele é originário de Veneto, na Itália;

 

2)    Malbec Argentino encorpado: é um tinto extremamente concentrado e muito frutado, com sabores e aromas de licor de frutas e violeta;

 

3)    Barolo: original de Piemonte, na Itália, esse vinho é muito encorpado, mas apresenta uma textura vibrante e fresca, graças à acidez dos taninos firmes;

 

4)    Vinhos Madeira e do Porto: esses vinhos portugueses são bem fortificados e apresentam certa doçura dos licorosos, acompanhando bem sobremesas à base de chocolate;

 

5)    Tintos do Alentejo encorpados: são muito encorpados, mas assim como Barolo, apresentam uma textura vibrante e fresca graças aos taninos;

 

6)    Brancos com estágio em madeira: ideal para os fãs dos vinhos brancos, essas opções funcionam muito bem com pratos clássicos de inverno, como caldeiradas de frutos do mar e fondue.

 

Seleção de vinhos para o inverno: marcas e rótulos imperdíveis para sua adega

 

Apesar das dicas acima, ainda está difícil escolher os vinhos para o inverno? Montamos uma seleção de alguns rótulos imperdíveis para a sua adega. Confira.

 

1-  Pêra Grave  (Alentejo, Portugal)

Bem encorpado e denso, esse vinho tinto é originário da famosa Quinta São José de Peramanca, em Évora, e possui aromas de frutas negras maduras e um toque mineral. Harmoniza muito bem com assados em geral.

 

2-  Maycas Del Limarí Syrah (Valle del Limarí, Chile)

Essa é uma vinícola chilena que tem produzido vinhos de alta gama e com uma excelente relação de custo-benefício. O Maycas Del Limarí Syrah é um vinho encorpado e frutado, com notas equilibradas de madeira e especiarias. Acompanha filés com molho e pratos mais vigorosos.

 

3-  Emilio Lustau Solera Reserva (Península Palo Cortado, Jerez, Espanha)

O Palo Cortado é um dos estilos mais conhecidos dos vinhos secos de Jerez. E esse é um vinho mais fortificado, com notas de especiarias, frutas secas, salino e mineral, com um toque de acidez. Combina com embutidos e pratos mais gordurosos.

 

4-  Bodegas La Candelaria Senda 66 Tempranillo (La Mancha, Espanha)

Outro vinho espanhol que merece estar na sua adega. Da região de Tempranillo, uma das principais em termos de produção de vinho tinto espanhol, esse exemplar possui corpo médio com taninos finos e elegantes, além de excelente frescor. É ótimo para massas, como lasanhas quatro queijos, e também pratos à parmegiana.

 

5-  Miolo Lote (Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul, Brasil)

Se você curte experimentar vinhos nacionais, esse é um bom exemplar, considerado um dos ícones da nossa viticultura. A grande diferença é que o Miolo Lote apenas é produzido em safras excepcionais, a cada 17 anos. Ele é um corte de Merlot e Cabernet Sauvignon, com aromas complexos de trufas, cacau, ameixa e tabaco. Funciona bem com carnes macias e suculentas, assados e um bom churrasco gaúcho.

 

6-  Ted The Mule (Rhône, França)

Precisando de um vinho capaz de agradar diversos paladares? Essa é uma excelente opção, ótima para ser servida em grupos, reuniões de amigos e festas. É um delicioso corte de Syrah e Grenache, bem jovial e fácil de beber. Acompanha pizzas e massas com molho de tomate.

 

Depois de ver essas dicas, ficou mais fácil escolher os melhores vinhos para o inverno? Aproveite e ajude os seus amigos: compartilhe este post nas suas redes sociais!