Novidades

More em Jundiaí: uma das melhores cidades do Brasil

More em Jundiaí: uma das melhores cidades do Brasil

Todos os anos, o índice Firjan de Desenvolvimento Municipal divulga um ranking com as melhores e as piores cidades do Brasil. Para isso, o sistema acompanha, durante todo o ano, o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros, em três principais áreas: emprego e renda, educação e saúde.

 

Em 2018, Jundiaí foi eleita a melhor cidade brasileira de porte médio para se viver. Quer entender melhor sobre esse índice e o que a cidade oferece aos seus moradores? Continue a leitura!

 

Jundiaí: uma das melhores cidades do Brasil

Jundiaí foi considerada em 2018 a melhor cidade de porte médio, ou seja, até 300 mil habitantes segundo o índice Firjan. Ele funciona de maneira simples classificando as cidades em notas de 0 a 1. Assim, as que tiverem pontuações mais próximas de 1 são as que apresentam maior índice de desenvolvimento.

 

Jundiaí, neste ano, obteve uma nota 0.877, o que a colocou como melhor cidade entre as com até 300 mil habitantes, 7ª colocada em todo o estado de São Paulo e 12ª em todo o país.

 

Essa não foi a primeira vez que o município teve destaque. Em 2016, Jundiaí foi eleita a 9ª melhor do país de acordo com o mesmo índice. Em 2015, uma pesquisa feita pela Delta Economics & Finance colocou o município como o terceiro melhor entre as 100 maiores cidades brasileiras.

 

Os atrativos de Jundiaí

Mas por que continuamente a cidade tem ganhado destaque nos índices de desenvolvimento? A resposta passa por muitos pontos que trataremos logo abaixo.

 

Qualidade de vida

Jundiaí é conhecida como “cidade saudável” justamente por oferecer um dos melhores níveis de qualidade de vida de todo o estado de São Paulo. Com cerca de 370 mil habitantes, o município tem ganhado destaque em várias pesquisas sobre o tema, como o ranking do Instituto Trata Brasil, que colocou Jundiaí como a melhor cidade paulista em relação ao saneamento básico e em segunda no ranking nacional.

 

Localização

Outro benefício que conta a favor de Jundiaí é a localização, já que ela é cortada por seis rodovias, com destaque para a Bandeirantes e a Anhanguera.

 

Além disso, ela está bem próxima dos principais centros do estado, distante apenas 49 km de São Paulo e 37 km de Campinas. Não é à toa que Jundiaí é a principal escolha de quem deseja fugir da vida caótica na capital, já que é possível oferecer mais qualidade de vida à família, sem ficar longe do trabalho.

 

Economia

Por todos esses atrativos, muitas empresas têm sido atraídas para Jundiaí, que se tornou um importante polo industrial e de tecnologia do estado. A infraestrutura e a logística do município são os pontos que mais atraem os investidores e, é claro, que tudo isso gera mais empregos e renda, contribuindo para a economia local.

 

Educação

Como você viu, um dos pontos analisados pelo índice Firjan é a educação. E a cidade também é bastante reconhecida nessa área. Em 2017, ela ficou em terceiro lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) que mede o quanto cada cidade contribui para o sucesso educacional dos moradores, refletindo o nível de qualidade do sistema de educação para crianças e jovens.

 

A educação de Jovens e Adultos (EJA) é outro ponto que merece destaque, sendo que a iniciativa do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro foi destaque da revista Gestão Escolar em 2016, devido aos seus índices impressionantes, principalmente em relação à redução do abandono dos estudos e das inovações, como oferecer modalidade presencial e semipresencial e mais humanização nos atendimentos.

 

Segurança

Além de todos esses atrativos, Jundiaí ainda apresente níveis excelentes em relação à segurança, com retrocesso nos índices de criminalidade em diversas categorias como furtos e roubos de veículos, furtos e roubos em geral e homicídios dolosos (ou seja, nos quais há a intenção de matar).

 

Alguns dos fatores que contribuem para isso é a boa infraestrutura oferecida à Guarda Municipal, além de um moderno sistema de monitoramento por câmeras e do banco digital de dados sobre a criminalidade, que oferecem mais inteligência à polícia.

 

Como você viu, Jundiaí é uma das melhores cidades do estado e do país, apresentando níveis de destaque em vários setores significativos e aparecendo com frequência nos mais importantes índices, rankings e pesquisas sobre desenvolvimento humano.

 

Se você está pensando em mudar de cidade para conseguir mais qualidade de vida, segurança e bem-estar, que tal conhecer de perto os atrativos que Jundiaí oferece? Veja as nossas opções de imóveis e residenciais e encontre a sua próxima casa!

 

Foto de capa por: Prefeitura de Jundiaí